Quando uma mulher passa por uma histerectomia, que é a remoção do útero, é natural surgir a dúvida sobre a necessidade de continuar realizando exames de prevenção ginecológica. A resposta para essa pergunta pode variar de acordo com o tipo específico de histerectomia realizada e com os fatores de risco individuais de cada mulher.
Em alguns casos, quando o procedimento é realizado devido a uma condição benigna, como miomas uterinos, e o colo do útero é preservado, ainda pode ser necessário realizar exames de prevenção.
Se o colo do útero foi removido durante a histerectomia, o risco de desenvolver câncer cervical é praticamente eliminado. No entanto, ainda existe a possibilidade de desenvolver câncer em outras áreas do trato reprodutivo, como no fundo da vagina e ovários.
Portanto, após a retirada do útero, é recomendado individualizar quais pacientes realizarão exames de prevenção, como o Papanicolau, exame de toque vaginal e exames de imagem. Não deixe de seguir as orientações médicas e realizar os exames de rotina necessários.
Dra. Alice Yasuda
CRM: 169017 | RQE: 80608
Para agendar uma consulta basta clicar aqui.
Коментари